quinta-feira, 2 de junho de 2011

Alexander McQueen

O Metropolitan Museum of Art de Nova York (Met) anunciou nesta terça-feira que decidiu prorrogar sua exposição dedicada à obra do estilista britânico Alexander McQueen (1969-2010) perante o sucesso entre os visitantes.

A mostra "Alexander McQueen: Savage Beauty" poderá ser visitada até 7 de agosto, uma semana a mais que o previsto, e de forma excepcional também nas segundas-feiras, quando o museu nova-iorquino permanece habitualmente fechado.

Dessa vez vou tentar me programar...rsrs

Lee Alexander McQueen nasceu em 1969 subúrbio de Londres. Era o filho caçula de seis irmãos numa família de classe média baixa: seu pai dirigia um taxi e a mãe dava aula de ciências sociais. Aos 16 anos terminou a escola e foi pedir emprego na Anderson & Sheppard onde o Príncipe Charles encomendava ternos, e se tornou exímio nos cortes clássicos.

 A partir daí muitas portas se abriram ao seu talento, mas foi em 1992 que resolveu criar sua própria grife. A cada apresentação da Semana de Moda de Paris, o público esperava um espetáculo e não se decepcionava.

Alguns dos seus desfiles mais marcantes:

1999 - Um dos mais memoráveis! Ele colocou uma modelo com um vestido branco em frente à um jato de tinta, numa clara alusão ao pintor Jackson Pollock. Era como se a modelo fosse a tela em que o artista joga a tinta.
 

Tela de Pollock
 2001 - McQueen encapsulou as modelos em uma caixa de vidro, como se estivessem em um asilo para doentes mentais. Nessa coleção os looks são inspirados no suspense Os pássaros, de Alfred Hitchcock.
 
 2003 - Nessa coleção o artista trouxe a era Elisabetana - trajes de época tinham uma forte presença em seu trabalho - e também usou as cores e texturas de uma floresta tropical.
2007 - Desta vez as modelos apresentavam uma aura romântica, como se estivessem em um jardim de
sonhos, tal qual eram os jardins de Monet em Givenchy, cidade ondem o pintor viveu.
 
 2010 - Em seu último desfile McQueem foi até o fundo do mar das Maldivas para se inspirar. As modelos desfilaram sobre saltos de 30 cm e tinham aparência de bicho. A coleção ficou conhecida como a "Coleção das mulheres-anfíbio".


Fonte: Revista Marie Claire

Nenhum comentário: