quinta-feira, 9 de junho de 2011

O que é ser Fashionista????

Moda é adesão, estilo, cultura e comportamento que sempre teve presença marcante na história da humanidade. Antigamente, era vista como sinônimo de poder e status, um privilégio de poucos, exclusividade das elites, da burguesia, ou seja, estava associada às pessoas de classe média alta. De lá para cá mudou muita coisa, a moda continua sendo sinônimo de poder e status, com a diferença de que no decorrer do século XX ela se tornou bem mais democrática. Em parte, pode-se dizer que a conquista dos direitos da mulher, de sua liberdade e espaço na sociedade foram determinantes para esse fato.


No fascinante e sedutor mundo fashion tudo é possível. Aqui, as palavras que importam são criatividade e personalidade. Essa tribo possui um vocabulário próprio, é daí que vem o termo fashionista usado para designar aquelas pessoas apaixonadas por moda e que usam ou criam uma determinada tendência. Apesar de essa expressão ser relativamente recente, as pessoas a quem se referem sempre existiram.





No mundo atual em que a imagem fala por si, os fashionistas dedicam parte do seu tempo ao visual, pois para eles a imagem é essencial, como explica a estudante de Moda e fashionista de 46 anos, Jacqueline Saracuza. “Hoje a imagem é tudo, até para se conseguir um bom emprego a aparência conta e muito”. Os fashionistas pensam em cada detalhe; nada é escolhido aleatoriamente. Tudo completa um sentido, seja ele um estado de espírito ou adequação a um ambiente. Munido de muita atitude, o fashionista se torna um personagem de referência para quem almeja, um dia, estar inserido nesse universo. Nesse sentido, a estudante acrescenta: “É um pouco de hipocrisia falar que nos vestimos somente para gente, eu me visto para os outros também. Que mulher não gosta de atrair olhares e ser admirada pelos outros?”.

Com seguidores fiéis que inclui tanto mulheres quanto homens e até crianças aficcionadas por moda, que seguem à risca as tendências estabelecidas a cada estação e que idolatram grandes nomes como Chanel, Dolce & Gabbana e Gucci, este grupo chama atenção. Se você se identificou com alguma ou todas essas características, então junte-se à tribo dos fashionistas.
E para vocês??? O que é ser Fashion?????
Para Chanel fashion é sinônimo de clássico. Para Burberry, de xadrez.
Prada combina fashion com salto alto e Guess, com irreverência e atitude. As grandes marcas ou designers de moda pensam e desenham o que é fashion com base em muito estudo e pesquisa. Mas os mortais do resto do planeta também sabem o que é ser fashion.
Para a jornalista Chris Campos, autora do livro “O Almanaque das Festas Instantâneas”, ser fashion é seguir a intuição e os desejos na hora de se vestir ou de decorar a casa. “É colocar uma roupa ou pintar uma parede pensando nas cores que você gosta, nos adereços que tenham a ver com a sua personalidade e com a imagem que você quer ver no espelho e ao seu redor”.
Para a designer de jóias Gabriela Aidar, ser fashion é ter atitude, ser informada e ousar. A atriz Cristiane Machado, acha que ser fashion é, acima de tudo, se respeitar, se aceitar e se amar. “Ser fashion é estar antenada com o mundo e saber o que vestir e como se posicionar. É ter seu próprio estilo e fazer dele a sua marca”, completa.
Para Lisa Simon, designer de bolsas da marca Lis Simon, ser fashion é, dentro da tendência de moda, escolher peças que favoreçam o tipo físico e, com elas, misturar o toque pessoal e abusar da ousadia, com acessórios legais - como as bolsas, por exemplo!
A estilista Heloisa Machado sabe do que fala quando diz que personalidade tem tudo a ver com moda. “Ser fashion é se vestir para si mesma, sentir-se bem com personalidade e bom senso dentro das proposições da moda, mas com o ‘algo a mais’, a frente do que a própria moda está ditando”. A atriz Íris Brüzzi acha que ser fashion é usar aquilo que fica bem. “E não tem nada a ver com grifes e preços”.
Laura Proença, também atriz, acha que ser fashion é estar confortável e, ao mesmo tempo, imprimir a personalidade no look. “É preciso saber escolher o que lhe cai bem e ter atitude para usar. Uma maquiagem bem feita e um salto imponente, dão um up grade no seu estilo”.
Os homens também sabem dar a opinião quando o assunto é mundo fashion. O publicitário Diego Fulani diz que "ser fashion é ser eu mesmo, sem me preocupar com o que os outros vão pensar. “Quem compra as minhas roupas sou eu”.
Eu penso que ser Fashion é ser ousado, inverter a lógica, experimentar, fugir do tradicional, ter personalidade, descobrir seu estilo para respeitá-lo.



Ícones Fashionistas



Bom e pra finalizar vamos fechar com fotos dos mini fashionistas, e como não poderia deixar de ser imagens das duas crianças mais fashion desse planeta: Suri Cruise e Willow Smith. Tem coisa mais fofa?????








Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei essa materia muito boa amei ...eu queria muito ser um fashionista , mas eu não sei eu não consigo , tipo eu não sei fazer combinações, as vezes penso q eu não tenho estilo próprio ...
Por favor helpppppppppppppp