quarta-feira, 13 de julho de 2011

O Rock e a Moda

Li esse artigo no site da Abril hoje e achei muito legal, vou reproduzir.



Liam Gallagher, vocalista do Oasis, uma das grandes bandas dos anos 1990, provavelmente não pensou em seguir uma tendência de moda ao vestir uma parca para as gravações do clipe da música Do Y’Know What I Mean. A parca não tinha nenhuma relação com a música, não contava uma história, nem dizia muito sobre com o tema. No entanto, no dia seguinte à estreia do clipe, a loja onde Liam supostamente teria comprado o casaco vendeu todo seu estoque. E bastaram apenas algumas semanas para que a peça se tornasse uniforme nas ruas de Londres. Até hoje ninguém sabe dizer quem bebeu de quem, se foi Liam da moda, ou a moda de Liam. O fato é que, em poucos dias, fãs e ídolo se vestiam do mesmo jeito. E não importava o quanto parcas eram comuns nas ruas londrinas. No corpo – e no clipe – de Liam, elas ganharam outra dimensão.

O mesmo ocorreu no passado com o terninho dos Beatles, as pantalonas de Janis Joplin e as calças rasgadas de Joey Ramone. Rock e moda funcionam como uma via de mão dupla – desde que o rock é rock é assim. A diferença é que, a partir dos anos 1990, rockstars e fãs passaram a ter acesso às mesmas informações culturais – o que tornou as estrelas cada vez mais mundanas, e os fãs, cada vez mais céticos. “O papel do ídolo hoje não é estar em um pedestal inatingível. Pelo contrário, ele funciona como um ‘amplificador’ de estilo para a maior quantidade possível de pessoas, e por isso, estão diretamente ligados ao marketing das grandes marcas”, explica Josh Sims, autor do livro Rock Fashion.

Há mais de 50 anos o rock influencia a moda das ruas e dita o que os fãs vão vestir. Por consequência, o estilo dos artistas também acaba por marcar a moda produzida pelos estilistas. Por isso, neste 13 de julho, Dia Internacional do Rock, preparamos uma seleção com looks históricos de astros do rock’n'roll que já tiveram sua influência levada até as passarelas dos grandes desfiles. Welcome to the jungle!












Nenhum comentário: