quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Paisley ou Estampa Indiana

Quem já ouviu falar da estampa Paisley?
Até poderíamos não saber o nome, mas com certeza todo mundo já teve um peça do vestuário com essa estampa.
Pasley é uma estampa de origem indiana que contém a forma de uma gota. Teve sua origem na Caxemira, região que fica entre a Índia, China e Paquistão. O desenho também chamado de cashemere era originalmente um carimbo, impresso nos produtos exportados da região e durante a colonização inglesa passou a estampar os tecidos fabricados na cidade de Paisley à 560 quilometros de Londres, pois os soldados escoceses durante a guerra na Índia voltaram pra sua cidade natal (Paisley, Escócia) com vários lenços e pashiminas na estampa, daí que originou o nome.
Dizem que ela foi criada por volta de 1700 e alguns dizem que teve inspiração na folha de uma árvore indiana chamada Bodhi, outros dizem que ela remete a um dos lados do símbolo Ying Yang.
Nos anos 70, a época do paz e amor, o paisley era um grande símbolo do movimento hippie e especialmente da contracultura, movimento de contestação social, que buscava uma transformação dos valores e costumes da época.
Antes dessa apropriação, o Paisley tinha uma conotação sofisticada. Era a cara da riqueza dos aristocratas britânicos, usado em gravatas de gente rica, robes, camisas e vestidos de seda, xales de cashmere. E era exatamente o que o movimento da contracultura tava bem afim de fazer: Pegar algo das camadas abastadas e dar um significado popular, subverter tudo aquilo. Jimi Hendrix e Janis Joplin, deuses do rock, são exemplos de gente que adotou o Paisley como símbolo.
Hoje ela retorna a cena, só que menos étnico e menos riponga.
Nas últimas temporadas de moda, uma lista forte de nomes internacionais apresentaram a estampa, como Prada, na sua coleção Resort, Chloe, Miu Miu, Kenzo, Yves Saint Laurent, Pucci, Oscar de la Renta e Reinaldo Lourenço, no Brasil. O Paisley é uma estampa atemporal que não precisa está na moda pra usar, mas que na próxima estação promete está presente em quase todas as coleções.








Nenhum comentário: