domingo, 21 de agosto de 2011

Print Block ou Mistura de Estampas

Ontem eu estava na comemoração do aniversário do nosso amigo músico Edivan Freitas, muito animado por sinal, repleto de músicos e quem ganhou o presente fomos nós convidados.
Mas o assunto é outro... percebi que entre os convidados tinham pessoas que produziram seus looks com mistura de estampas: listras+flores, caveira+flores (essa era a Vi, rs) e gostei bastante de ver ao vivo já que na moda essas misturas já estão presentes há bastante tempo.
Hoje, ao abrir o jornal A Tribuna, o que vejo???? Uma página inteira com uma matéria sobre o Print Block que irá reinar nas coleções da primavera-verão. Nossas amigas de ontem, já estavam antenadas com a tendência ou simplesmente se lançaram na mistura? rsrsrsrsr.
Depois disso resolvi então falar aqui sobre essa tal mistura de estampas. Vamos lá!
O mix de estampas já é praticado faz um tempo, mesmo assim, misturar estampas não é tão fácil e nem tão prático como deveria ser. Talvez esse ainda seja o motivo para que muitas pessoas ainda não tenham aderido a essa moda. Para isso, é legal a gente seguir um guia prático e fácil de ser entendido, para que todo mundo consiga misturar estampas perfeitamente. Basta seguir os passos.






1. Estampas diferentes com cores iguais
É o mais fácil de se fazer e temos mais chances para não errar e mesmo sem querer acabamos fazendo no dia-a-dia sem pensar muito.
É válido unir tudo na mesma cor ou fazer a coordenação na cor presente em uma das padronagens.
Essa é a dica para quem ainda tá começando e tem medo de arriscar demais.
2. Estampas e temas diferentes
Esse é um pouco mais complicado, mas nem tanto assim! Nesse vale quase tudo, as estampas são diferentes, assim como os temas, mas as cores ainda precisam estar coordenadas. Vale misturar listras com florais, bolinhas com listras, animal print com étnicos, xadrez com floral, floral com bolinhas e por aí vai.
3. Estampa de tamanhos diferentes e padronagem diferente.
Esse requer um pouco mais de prática que os outros dois, é necessário ter um olhar mais treinado. Além do tamanho das estampas, também deve-se levar em conta o espaçamento entre elas, e aí, é só misturar; Estampa grande com estampa pequena, estampa com espaço maior com estampa com espaço menor.
4. Estampas diferentes e cores diferentes
Esse é o mais difícil e recomendado para quem já tem muito treino nesse mix. Aqui vale tudo! Estampas bem diferentes, de tamanhos diferentes e cores diferentes. Tem que ter bastante segurança para arriscar!

Regras gerais
Os acessórios, sapatos e bolsa devem ser de cor neutra, pois a combinação de estampas já chama bastante a atenção. O mesmo vale para bijuterias e maquiagem.
Se for colocar um casaco, escolha um liso, sem estampa, e de cor neutra. O mesmo vale para cachecóis, lenços e echarpes. Cuidado com aplicações, na bolsa ou nos sapatos. Deixa o look muito carregado.
Na dúvida, comece usando uma estampa de cada vez e veja como se sente. Não precisa ousar de uma vez só, pode ir aos pouquinhos, respeitando a sua intuição.

Nenhum comentário: