terça-feira, 20 de setembro de 2011

Barbie Ma Muse

Já foi mostrado aqui e aqui pela Víviam sobre nossa boneca preferida, a Barbie. Mas, hoje tem mais.
A francesa Jocelyne Grivaud, artista e fotógrafa, tenta recuperar em suas obras o papel "revolucionário" da boneca Barbie.
Ela criou o site Barbie Ma Muse para celebrar a boneca favorita da sua infância e da infância da maioria das mulheres! Jocelyne veste e transforma as Barbies em verdadeiras musas da história, do cinema e da arte, de forma a lembrarem obras famosas e consagradas no mundo inteiro.

As recriações da artista usam a Barbie como uma referência do amadurecimento e da criação da personalidade das mulheres, que Jocelyne acredita já ter sido o papel fundamental da boneca, de certa forma perdido desde que ela foi criada, em 1959.

Hoje, para a artista, a Barbie se tornou até, de certa forma, entediante. Então, ela aproveita a criatividade para devolver esse destaque que ficou deixado de lado com o tempo. Conforme ela declara no site, “a Barbie sempre foi criticada por ser loira demais, superficial demais, magra demais. Meu objetivo foi ajustar esse perfil tão famoso da boneca em diferentes representações emblemáticas.” Nas obras, a Barbie muda a roupa, o cabelo, abre mão da maquiagem e do salto alto para adentrar em cenas famosas da história das mulheres, assumindo o papel da estilista Coco Chanel, da Monalisa de Da Vinci ou da deusa grega Afrodite.

Vamos ver as interpretações da Barbie (rs).

1. A artista recriou a famosa capa da revista Vogue de janeiro de 1950, com um close da modelo Jean Patchett, clicada pelo fotógrafo Erwin Blumenfeld


2. A Moça com Brinco de Pérola em três versões: à esquerda, na original, o quadro do holandês Johannes Vermeer; à direita, na pele da atriz Scarlett Johansson no filme homônimo dirigido por Peter Webber em 2003; e no meio, na versão Barbie de Jocelyne

3. Célebre imagem de Marilyn Monroe de Andy Warhol

4. Recriação do quadro "A Le Violon d´Ingres", do americano Man Ray

5. A elegância da estilista francesa Coco Chanel


6. Monalisa, obra mais conhecida do pintor italiano Leonardo Da Vinci

7.Barbie Nefertiti, rainha do Egito Antigo

8. Vênus de Milo, estátua grega de 130 a.C., que representa a deusa Afrodite

Nenhum comentário: