sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O estranho mundo de Tim Burton


Não sei vocês, mas eu sou fanzona do Tim Burton.

Desde que eu vi Edward Mãos de Tesoura me apaixonei! Na verdade já tinha visto outros antes, como Os fantasmas se divertem, mas era muito criança pra perceber sua genialidade...

Pois bem...agora está sendo lançado no Brasil um livro contando sua trajetória e curiosidades de sua carreira: O estranho mundo de Tim Burton.

Seus filmes sempre têm um quê de bizarrice, um humor negro e uma atmosfera carregada. Em todos os detalhes dá pra ver sua mão, seja no cenário, seja no figurino ou no roteiro. Burton diz que sua principal influência são os filmes de terror de baixo orçamento que via quando criança (Poxa, e eu via tantos...rsrs).


Quando jovem ganhou uma bolsa de estudos da Disney, para o Instituto de Artes da Califórnia, onde estudou animação. Daí em diante, seu trabalho veio numa crescente com mistos de animação e live action, humor, terror, e muito de maravilhoso.


Suas produções contam como algumas parcerias de longa data, como Jack Nicholson. Michael Keaton e, o queridinho, Johnny Depp, além de sua esposa, a excêntrica Helena Boahn Carter.

Neste livro o forte são as fofocas e curiosidades. Fica-se sabendo, por exemplo, que em Batman os cenários de Gotham City foram construídos de verdade, nada de miniaturas ou cenários pintados. E que Jack Nicholson, na pele do Coringa, não trabalhava mais que 4 horas por dia. E que Kim Bassinger só foi escolhida por ser namorada de um produtor.

E que, em Edward Mãos de Tesoura, o escolhido seria Tom Cruise mas ele não aceitou por achar o papel muito afeminado. Ponto pra Johnny Depp que não viu nisso um problema e firmou parceria com Tim!

Depois que eu ler o livro eu conto mais curiosidades procêis!












Nenhum comentário: